sábado, 24 de abril de 2010

Nada leias para parecer mais douto ou mais sábio


"Nada leias para parecer mais douto ou mais sábio. Mas estuda o modo de mortificar tuas paixões, e isto te será mais útil que o conhecimento das questões mais dificultosas. Por mais estudo que faças, por mais ciência que tenhas, convém-te sempre voltar a mim como ao único princípio e fim de todos os conhecimentos. [...] Eu sou aquele que, num instante, levanto o entendimento humilde, para que entenda mais razões da verdade eterna que se tivesse estudado nas escolas por espaço de dez anos. [...] Os livros falam a todos a mesma linguagem; mas ela não produz em todos as mesmas impressões; porque eu só ensino a verdade interiormente, esquadrinho os corações, penetro os pensamentos, excito a obrar e distribuo a cada um meus dons segundo me apraz". (Imitação de Cristo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...