terça-feira, 4 de maio de 2010

Para entender melhor o caso do padre que virou pastor


Trago estes textos que muito servem para beneficiar uma reflexão coerente com o caso do padre que virou pastor. O autor é o P. Júlio-Maria, no livro Comentário Apologético.

* * *

O patrão e o jardineiro

O patrão percorreu o seu vasto jardim em companhia do jardineiro. Encontraram uma macieira carregada de frutos, mas tendo no chão uma dúzia de frutos caídos.

O patrão examinou as maças caídas, que estavam bichadas. Indignado, deu ordem ao jardineiro que arrancasse a macieira por ter maças bichadas.
- Mas, patrão, exclamou o jardineiro, não é a macieira que está bichada, são apenas umas frutas mordidas por insetos, que amadureceram antes do tempo e caíram, note, porém, que ao lado de uma dúzia de maças caídas, há centenas em condições perfeitas.
Quantos homens, sem espírito de Deus, encontrando um escândalo ou um abuso na Igreja, perpretado por particulares, acusam logo a Igreja de não prestar.
A culpa não é a Igreja, são certos maus católicos, indignos de pertencer a esta Igreja.
A Igreja é santa, embora não o sejam todos os seus filhos, como a macieira pode ser boa, apesar de todos os seus frutos não serem de primeira qualidade.

***


O medo de Lutero
 
Conta-se na vida de Lutero o seguinte:
Uma noite estava sentado ao lado da sua amazia Catharina, esquentando as mãos ao fogão da sala. Parecia taciturno, contrariado.
De repente, pegando pelo pulso o braço da companheira, introduziu-lhe a mão violentamente no meio das chamas.
Catharina, soltou um grito...
- Que tens, mulher? Disse Lutero, sombrio, que tens?! Temos que nos acostumar ao fogo pois é o que nos espera no outro mundo!
Vê-se neste fato, que o fundador do protestantismo não acreditava em sua reforma; nem podia acreditar, pois ele sabia que tudo era o fruto da revolta.
Naqueles momentos de lucidez, não podia impor silêncio à sua consciência, e mau grado seu, revoltada contra si mesma, ela proclamava a única verdade.

 
***

 
"A minha religião é a melhor para viver, mas a do Papa é a melhor para morrer" - Martinho Lutero

Um comentário:

  1. "A árvore está sendo sacudida para que caia os frutos ruins e fique somente os frutos bons"

    ResponderExcluir

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...