quinta-feira, 5 de abril de 2012

Os soldados dividiram as vestes de Jesus Cristo, e sortearam-nas. Que isto quer dizer?



Os soldados dividiram as vestes de Jesus Cristo, e sortearam-nas. Que isto quer dizer? O que isto significa? Quem divide entre nós as vestes de Jesus Cristo, ou quem mesmo até despedaça o sagrado corpo de Jesus Cristo? São aqueles que não conservam a caridade, a paz e harmonia com o seu próximo. São aqueles correios do inferno, que andam a levar e a trazer, dizendo coisas que lhes não devem dar cuidado algum, introduzindo deste modo a raiva, o ódio e a discórdia entre as famílias e os povos. Raivas e ódios que muitas vezes duram meses e anos inteiros, despedaçando desta sorte não as vestes, mas até o sagrado corpo de Jesus Cristo, porque corações desunidos já não podem ter união com Jesus Cristo, nem formar com Ele um só corpo.
Poderá dizer a queixosa: “Essa fulana com quem não falo e a quem tenho raiva, falou de mim, levantou-me um testemunho falso, roubou-me o meu crédito, fez-me uma grave injúria, por isso agora hei de ter-lhe muito amor?! Hei de mostrar-lhe grande graça e amizade?! Se eu assim me portar, até as minhas vizinhas diriam que tinha eu muito pouca vergonha em tornar-me a meter-me com ela!”
Sobre isso o que te digo é: esses não são os sentimentos de um verdadeiro cristão. Quem tem lá esses timbres, por certo que não observa o Santo Evangelho, nem imita a Jesus Cristo. Quanto mais, Deus manda amar os próprios inimigos, Deus manda fazer bem a quem nos fizer mal, Deus manda perdoar as injúrias, Deus manda sofrer. Além disto os teus pecados não são também graves injúrias que tu fizeste a Deus, e então muitas mais e muito maiores? Que podes tu esperar de Deus, se não amas, nem perdoas, nem sofres o teu próximo como Deus manda? Desengana-te. Deus só te tem tanto amor,  como tu tens à tua inimiga, aos teus inimigos. Porque se tu estás queixosa, Deus ainda o está mais de ti.
Levantou-me um testemunho falso, dizes tu. Então assim como Jesus Cristo os sofreu por teu amor, não deves tu também sofrê-los por amor de Jesus Cristo? Desacreditou-me, dizes também. E tu sofrendo com paciência, não vales o mesmo diante de Deus, ou ainda mais por teres adquirido esses grandes merecimentos? Que te importam lá esses juízos do mundo? As minhas vizinhas depois riem-se de mim, e dizem que não tenho vergonha. Sim? E então quem te há de julgar lá no dia do juízo são as tuas vizinhas, ou é Deus? Quem é que te pôs os preceitos, e a quem deves obedecer? Está bem, se tu ainda olhas para o que dirão, também te não dou cinco reis pela alma, e porquê? Porque não a salvas. Ora pois, meus irmãos, se algum de vós está diferente com o seu próximo, vá já reconciliar-se com ele, porque enquanto não se reconciliar com ele, não pode se reconciliar com Deus.
por  Pe. Manoel José Gonçalves Couto, na obra "MIssão abreviada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...