Para entender melhor o caso do padre que virou pastor


Trago estes textos que muito servem para beneficiar uma reflexão coerente com o caso do padre que virou pastor. O autor é o P. Júlio-Maria, no livro Comentário Apologético.

* * *

O patrão e o jardineiro

O patrão percorreu o seu vasto jardim em companhia do jardineiro. Encontraram uma macieira carregada de frutos, mas tendo no chão uma dúzia de frutos caídos.

O patrão examinou as maças caídas, que estavam bichadas. Indignado, deu ordem ao jardineiro que arrancasse a macieira por ter maças bichadas.
- Mas, patrão, exclamou o jardineiro, não é a macieira que está bichada, são apenas umas frutas mordidas por insetos, que amadureceram antes do tempo e caíram, note, porém, que ao lado de uma dúzia de maças caídas, há centenas em condições perfeitas.
Quantos homens, sem espírito de Deus, encontrando um escândalo ou um abuso na Igreja, perpretado por particulares, acusam logo a Igreja de não prestar.
A culpa não é a Igreja, são certos maus católicos, indignos de pertencer a esta Igreja.
A Igreja é santa, embora não o sejam todos os seus filhos, como a macieira pode ser boa, apesar de todos os seus frutos não serem de primeira qualidade.

***


O medo de Lutero
 
Conta-se na vida de Lutero o seguinte:
Uma noite estava sentado ao lado da sua amazia Catharina, esquentando as mãos ao fogão da sala. Parecia taciturno, contrariado.
De repente, pegando pelo pulso o braço da companheira, introduziu-lhe a mão violentamente no meio das chamas.
Catharina, soltou um grito...
- Que tens, mulher? Disse Lutero, sombrio, que tens?! Temos que nos acostumar ao fogo pois é o que nos espera no outro mundo!
Vê-se neste fato, que o fundador do protestantismo não acreditava em sua reforma; nem podia acreditar, pois ele sabia que tudo era o fruto da revolta.
Naqueles momentos de lucidez, não podia impor silêncio à sua consciência, e mau grado seu, revoltada contra si mesma, ela proclamava a única verdade.

 
***

 
"A minha religião é a melhor para viver, mas a do Papa é a melhor para morrer" - Martinho Lutero

Um comentário:

  1. "A árvore está sendo sacudida para que caia os frutos ruins e fique somente os frutos bons"

    ResponderExcluir

Comente:

Arquivo do Blog

Baixe grátis meu livro A CONVERSÃO DO POETA, seu presente pelos 10 anos do blog ARENA DA TEOLOGIA

Estando próximo de completarmos 10 anos do nosso blog ARENA DA TEOLOGIA, estamos presenteando a você que é nosso leitor com o meu mais ...

Assine o Arena da Teologia

Assine o Arena da Teologia
Receba conteúdo exclusivo por e-mail. Blog essencialmente de teologia católica abordando questões necessárias e urgentes aos tempos atuais.

Postagens mais acessadas

Adquira o livro do editor do blog

Adquira o livro do editor do blog
Nesta obra é apresentado um panorama montado a partir da visão dos católicos ditos tradicionalistas, aqueles que fizeram e fazem resistência às mudanças que desfiguraram a Igreja Católica a partir do Concílio Vaticano II. Episódios pouco conhecidos dos católicos são trazidos à tona, bem como se tenta desvendar os reais motivos para a realização de uma reforma na celebração da Santa Missa, algo tido como acontecimento improvável para o mundo católico após a promulgação da Bula Quo Primum Tempore, um documento do Papa São Pio V que, em 1570, tornava definitiva a forma com a qual se deveria celebrar a Santa Missa a partir de então.

Fale direto com o editor:

  • claudiomarfilho@gmail.com

Total de visualizações

Editor do Blog:

Editor do Blog:
Claudiomar Ferreira de Medeiros Filho

PADROEIRO DESTE BLOG

PADROEIRO DESTE BLOG
São Tomás de Aquino